Fotos blog 05/02 RESPIRAÇÃO

Inspira, segura, expira. Um processo vital, repetido inúmeras vezes durante o dia e, mesmo assim, muitas vezes nem nos damos conta de que o estamos executando ou de sua importância.

Para se ter uma ideia, explicando de maneira simples, a nossa frequência respiratória é uma das grandes responsáveis por indicar ao cérebro, o estado emocional pelo qual estamos passando a cada momento. Em um episódio de euforia ou medo, por exemplo, quando parece que falta o ar, na verdade o que há é a mudança da frequência com que estamos respirando, tornando o tempo entre inspiração e expiração mais curtos e rápidos. Neste momento, o nosso sistema nervoso dispara hormônios como adrenalina para que nosso organismo esteja alerta, pronto para reagir.

Já em momento de calma, quando estamos totalmente tranquilos e relaxados, é comum que nossa respiração se torne mais lenta e constante, levando ao cérebro a informação que estamos bem e que não há com o que se preocupar.

A boa notícia é que, sabendo disso, é possível criar mecanismos e técnicas para acalmar o corpo e a mente em momento de maior tensão e estresse como antes de uma apresentação para um grande público, por exemplo, ou na simples preparação para uma boa noite sono.

Para isso, bastam alguns minutos diários de treino que te farão mais consciente de sua respiração, te ajudarão a ter mais controle mental e foco, além de te levar a uma rotina com mais saúde e bem-estar.

Antes de começar o seu treino respiratório, que tal criar um clima relaxante e confortável? Para isso, você pode criar uma rotina diário de cuidados, determinando uma hora propicia para todos os dias, encontrando o seu cantinho na casa, começando com uma massagem no peito, colocando uma música tranquila e aromatizando o seu ambiente.

Para a massagem no peito, você pode utilizar a loção hidratante Alegria e para aromatizar o ambiente, que tal o Spray Ambiental Alegria da AlkhemyLab? São produtos elaborados com óleos essenciais 100% puros de Alecrim, Hortelã e Lavanda, que proporcionam melhor circulação de energia vital e revigoram o corpo e a mente.

Agora vamos ao exercício: 

Sentado(a) de maneira confortável, inspire pelo nariz contando até quatro e expire de forma prolongada pela boca, contando até cinco. Note que na expiração o abdômen deve contrair.
Repita o processo quantas vezes achar necessário. Esta é uma técnica de respiração equilibrante, ótima para momentos de medo, estresse ou ansiedade.

E aí, gostou de aprender sobre o poder da respiração? Então faça a sua parte e compartilhe o nosso post para que mais pessoas tenham acesso a ele.

 

Fonte: https://gq.globo.com/Corpo/noticia/2019/10/como-respiracao-pode-equilibrar-suas-emocoes.html 

Translate »