Para a Alquimia, todo desequilíbrio corporal e/ou mental gera o excesso de atividade parasita. Os miasmas são agentes da natureza que se comportam como parasitas. Eles causam distúrbios no funcionamento do corpo, dos sentimentos, pensamentos e emoções, nos distanciando da nossa essência. Por isso, nenhum Alquimista inicia um tratamento sem antes realizar a assepsia geral do paciente, ou seja, a limpeza dos miasmas.
Os miasmas existem originalmente para auxiliar no processo evolutivo do corpo, e não para nos usar como hospedeiros. Os emunctórios naturais das três substâncias são os responsáveis por eliminar os dejetos e os excessos gerados por nossa atividade física, mental e emocional. No entanto, eles possuem uma capacidade limitada. Quando há o excesso dessas informações, os emunctórios naturais se sobrecarregam e os miasmas se proliferam, desequilibrando toda a nossa estrutura bioquímica.
Os emunctórios naturais nada mais são do que os sistemas do corpo físico relacionados às três substâncias. O sistema digestório corresponde ao Sulphur, o sistema linfático ao Mercurius e o sistema circulatório ao Sal. Quando um dos emunctórios sofre atividade parasita, ocorrem desequilíbrios relacionados ao sistema em questão.
Miasmas no sistema digestivo machucam e inflamam a região onde se encontram, levam a uma grande sensação de mal-estar físico e são a causa do intestino preso. No sistema circulatório, eles provocam uma sensação geral de reclusão, apatia e angústia. Podem surgir alergias, bronquite e inflamação nas vias respiratórias. E no sistema linfático, eles aprendem sobre os pensamentos. Interrompem o fluxo de descarga do lixo nas amídalas e adenoides e penetram ainda mais nos processos inflamatórios.
Com o tempo os miasmas ficam cada vez mais resistentes e o excesso de medicamentos e da má alimentação, junk food, os fortalecem ainda mais. O que faz com que conheçam todas as nossas defesas e penetrem ainda mais nos emunctórios naturais, desequilibrando todos os sistemas e o funcionamento dos quatro elementos.
Por isso o processo de assepsia na Alquimia é tão importante. Antes de mais nada, a Terapia Alquímica faz a limpeza dos miasmas com os florais compostos em spray, para assim se livrar de influências “externas”, resgatar a individualidade e promover a cura integral do paciente.