SEMANA DA SAÚDE
SEMANA DA SAÚDE

O dia mundial da saúde ocorre oficialmente no dia 7 de abril desde 1950. Segundo o Ministério da Saúde, a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Por isso, durante a Semana da Saúde ocorrem inúmeras atividades que visam conscientizar a população sobre o autocuidado para uma vida mais prazerosa e saudável.

Através do tema “Saúde para todos”, que resume a missão da OMS durante toda a sua existência, a Semana da Saúde busca fazer com que todos sintam a importância do sentir-se bem em todas as nuances, e não tornar a busca pela qualidade de vida algo maçante e penoso, sempre levando em conta a essencialidade da prevenção.

E com isso em mente, O Ministério da Saúde tem buscado salientar a importância da prevenção de doenças através de terapias alternativas. No dia 12 de março foi alcançada uma grande vitória para todos os profissionais e praticantes dessas modalidades. Foram anunciadas 12 novas práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS). O que significa que todos poderão ter acesso a novas formas de tratamento totalmente gratuitas.

Foram incluídas a Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Apiterapia, Aromaterapia, Imposição de Mãos, Medicina Antroposófica, Ozonioterapia, Termalismo Social e a Terapia Floral. Formando agora 29 terapias que fazem parte das PIC’S, ao lado de outras como o Yoga, o Reiki e a Ayurveda.

Segundo Ricardo Barros, ex-ministro da saúde, as terapias integrativas foram incorporadas ao SUS com base nas tradições e em evidências científicas. Visando mudar a cultura do cuidado apenas no estado grave da doença, para a prevenção da mesma.

Com a inclusão dessas novas terapias, o Ministério da Saúde reconhece oficialmente a validade das práticas naturais que levam ao bem-estar integral de corpo, mente e emoção. É uma verdadeira revolução para todos os profissionais das terapêuticas, que terão novas possibilidades de trabalho, reconhecimento nacional do ofício e uma nova e maior base de pacientes, muitos que não teriam oportunidade de conhecer a medicina não convencional.

Neste mês, além de celebrar a Semana da Saúde, temos muito o que comemorar com a inclusão da Terapia Floral nas PIC’S. Uma nova era chega para todos os profissionais da saúde integral, que desejam levar a cura para todas as formas de vida.

Atenção!

Com o objetivo de promover o intercâmbio de informações, formação de parcerias e ampliação da oferta de serviços e produtos das PIC’S no SUS. Está disponível uma base de dados para o cadastro de profissionais e estabelecimentos ligados às Práticas Integrativas e Complementares. O cadastro não tem o objetivo de formar base de dados para contratação ou validação de formação. Para se cadastrar, basta preencher o formulário se enquadrando como profissional de uma das terapias integrativas que fazem parte das PIC’S.

Cadastre-se aqui.

Veja a programação da Semana da Saúde da Alquimia Floral Joel Aleixo e participe!