receita-ceia-natal-saudavel-alkhemylab-blog.jpg

Está chegando o momento de começar a preparar a Ceia de Natal e de Ano Novo e já pensamos nas calorias a mais que muitas vezes são inevitáveis adquirir, não é mesmo? Mas nesse ano, que tal fazer diferente? Você já pensou na possibilidade de preparar uma ceia maravilhosa com pratos mais saudáveis, menos gordurosos e calóricos? Saiba que é possível fazer substituições para os pratos principais e também para as sobremesas e deixar a ceia mais nutritiva e funcional.

Hoje vamos dar duas opções de receitas de pratos saudáveis que certamente serão bastante elogiados na suas festas, além de deixar o jantar com ares até mais sofisticados: Peito de peru ao molho de laranja e mel Sorbet de manga com abacaxi.

Vamos às receitas? Anote:

Peito de Peru ao molho de laranja e mel
Nível de preparo: Médio

¾  xícara (180 ml) de suco de laranja
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
1/4 xícara (60 ml) de azeite
½  xícara (120 ml) de mel orgânico
1 colher (chá) de sal rosa do Himalaia
½  colher (chá) de pimenta cayena
1 colher (chá) de curry em pó
1/2 colher (chá) de páprica
4 filés de peito de peru sem pele e sem osso
1 colher(sopa) de amido de milho diluído em 100ml de água filtrada

Modo de preparo:
Junte o suco de laranja, o suco de limão, o azeite, o mel, o sal, a pimenta, o curry e a páprica numa tigela. Misture bem e adicione o peru, deixando cobrir bem com os temperos. Cubra e deixe marinar na geladeira de um dia para o outro. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°). Unte uma assadeira e reserve. Em uma grelha ou frigideira com azeite sele os peitos de peru. Tire o peito de peru da grelha e coloque na assadeira juntamente com a marinada. Leve ao forno e asse por 15 minutos ou até ficar bem cozido no centro. Transfira a marinada para uma panela e a engrosse com o amido de milho. Regue os peitos de peru e sirva. Dica: deixe marinar pelo menos 3 horas para que o sabor incorpore ao filé.

Sorbet de manga com abacaxi
Nível de preparo: Fácil

3 copos (americano) de abacaxi cortado em cubos congelados
3 copos (americano) de manga em cubos congelados

Modo de preparo
Congele as frutas na véspera. Retire-as do congelador 10 minutos antes de começar a preparar o sorbet. Triture as frutas congeladas em um mixer ou liquidificador até obter um creme consistente. Sirva imediatamente em taças. Se quiser, decore com folhinhas de hortelã ou cerejas para dar um charme.

Rendimento: 6 taças
Tempo de preparo: 10 minutos
Calorias: 113 por taça

Fonte: Guia da Semana