oleo-melaleuca-alkhemylab-blog
oleo-melaleuca-alkhemylab-blog

As melaleucas são um grupo de árvores nativas da Austrália, pertencentes à família Myrtaceae, com mais de 100 espécies. São conhecidas também como Tea Tree ou árvore-do-chá. Das folhas destas árvores é destilado o óleo essencial de melaleuca.

O óleo essencial de melaleuca possui um aroma forte e um cheiro semelhante a noz-moscada, sendo utilizado na aromaterapia para aliviar dores, estresse e tensão, além de auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, incluindo dores de garganta, tosse, asma, bronquite, dentre outras condições de saúde. Ajuda também a combater vários tipos de vírus como o da varicela, gripe, sarampo, herpes e verrugas. Costuma ser combinado com o óleo de lavanda, o que proporciona forte ação antibacteriana.

O óleo de melaleuca tem uma estrutura química bastante complexa, com mais de 100 componentes, e por isso as bactérias não conseguem identificá-los e criar resistência contra todos eles. Por isso é um óleo tão poderoso.

Este óleo era usado por aborígenes da Austrália há centenas de anos. Eles misturavam as folhas com lama e aplicavam diretamente na pele atingida para tratamento de cortes e infecções. Existem inclusive relatos de histórias em que esse povo aborígene banhava-se em uma “lagoa mágica” onde era possível curar ferimentos e infecções. O que acontecia na verdade era que as folhas de melaleuca caíam sempre em uma lagoa próxima, e com o passar do tempo, era possível usufruir das suas propriedades medicinais que ficavam naquela água.

O óleo também é utilizado para uma variedade grande de condições da pele. Atualmente, é utilizado no tratamento da acne, erupções cutâneas, bolhas, pé de atleta, micose, queimaduras, pele oleosa, cortes, ferimentos leves, infecções, eczema, caspa, sarna e piolhos.

Outra aplicação comum da melaleuca nos dias de hoje é na odontologia, para tratamento de doenças bucais e prevenção da cárie.

Além das ações curativas e cicatrizantes, o óleo de melaleuca possui também propriedades antissépticas, analgésicas, anti-inflamatórias, antiespasmódicas, expectorante, fungicida, balsâmicas, antiviral, febrífugo, inseticida, imunoestimulante, diaforético (estimula a produção de suor) e parasiticida.

É um dos poucos óleos que podem ser utilizados diretamente na pele, embora a recomendação seja sempre utiliza-lo diluído em outro óleo. Misturado ao óleo de côco, por exemplo, ajuda a acalmar as células da pele, melhorando queimaduras, bolhas e descamações.

Outros distúrbios e desequilíbrios que podem ser aliviados com o óleo da melaleuca através da aromaterapia ou massagem são a depressão, os estados obsessivos, o medo, a ansiedade; cansaço, fadiga crônica, tristeza, indecisão, timidez e apatia. Inspirar o óleo de melaleuca através de vaporização ajudará a relaxar e respirar com mais facilidade, além de ativar sua ação calmante.
Os benefícios do óleo essencial de melaleuca você encontra em vários de nossos produtos da linha Limpeza & Proteção. Você pode ver quais são e adquirir clicando aqui.