alquimista geber - alkhemylab-blog

Abu Musa Jabir ibn Hayyan, mais conhecido como Geber, foi um importante alquimista árabe que ficou conhecido como “o pai da química” pelos europeus. Além de química e alquimia, Geber também se envolveu com as áreas da medicina, astronomia, farmacêutica e filosofia. Foi responsável por introduzir o conceito de experimentação nos trabalhos alquímicos e, entre suas muitas descobertas, descobriu o alambique e a água régia.

Acredita-se que Geber nasceu entre 721 e 722 d.C em Tus no atual Irã e morreu entre 808 e 815 d.C. Geber argumentou sobre a importância de realizar experiências, introduzindo a investigação experimental como é conhecida nos dias de hoje. Através disso, se esforçou para transformar a alquimia em uma ciência e assim distanciá-la das superstições envolvidas nos trabalhos alquímicos.

“A coisa primordial na alquimia é que se pode realizar trabalhos práticos e conduzir experiências. Quem não faz trabalhos práticos nem faz experiências nunca dominará a alquimia.”

O Alambique descoberto por Geber é um equipamento utilizado na destilação de diversas bebidas alcoólicas. Enquanto a água régia é uma rara mistura de ácido nítrico e clorídrico capaz de dissolver substâncias como o ouro e a platina. Além de ter desenvolvido o método que ajudou o alquimista Al-Razi a descobrir o etanol, ao ter constatado que o vinho libera um vapor inflamável, foi creditado também a Geber a descoberta do ácido nítrico.

Geber foi um marco para a alquimia árabe e contribuiu para o restante do mundo através de seu método de experiências sistemáticas. Seus muitos tratados lançados, foram usados como referência por europeus e alquimistas em suas buscas por conhecimento e transmutação.