Basile Valentin-alkhemylab

Basile Valentin, o monge beneditino, é um dos maiores nomes na história da alquimia. Responsável pela descoberta dos ácidos sulfúrico e clorídrico, foi o primeiro a escrever o método de obtenção do antimônio, metal presente em ligas e semicondutores, e é dono de dois famosos tratados alquímicos: A Carruagem Triunfal do Antimônio e As Doze Chaves da Filosofia.

Pouco se sabe sobre a sua vida pessoal, viveu entre os séculos XIV e XV na Alemanha, foi cônego beneditino em um mosteiro na cidade de Erfurt e somente anos após sua morte suas obras tornaram-se conhecidas. Não se sabe ao certo qual foi o ano do seu nascimento e alguns acreditam que, na verdade, Basile Valentin foi um pseudônimo do alquimista alemão Johann Thölde, editor de suas obras a partir de 1602.

Sobre os seus tratados alquímicos e suas contribuições para a ciência ocidental sabe-se mais. Suas obras foram facilmente difundidas pois, ao contrário de outras obras clássicas, o monge beneditino optou pela escrita simples e clara, o que fez com que elas se tornassem menos complexas para pessoas que não dominavam o assunto. Outra característica de suas obras é o teor religioso, nas duas o monge se mostra temente a Deus.

“Nesta minha contemplação, encontrei cinco coisas muito nobres, às quais todo buscador da verdade e amante da arte (da alquimia) deve indagar. Como primeira, a invocação do nome divino; como segunda, a contemplação da essência; como terceira, uma verdadeira e incorrupta preparação; como quarta, o bom uso; como quinta, a utilidade; tais cinco coisas, todo químico e verdadeiro alquimista deve saber considerar.”

A Carruagem Triunfal do Antimônio

No tratado As Doze Chaves da Filosofia, Basile Valentin demonstrou como obter sucesso na obra alquímica explicando as fases de destilação, purificação, renascimento e o trabalho na obtenção da Pedra Filosofal. Fez uso de ilustrações e símbolos sem revelar diretamente o segredo.

Chave IV

E em A Carruagem Triunfal do Antimônio, descreveu a obtenção do antimônio e a preparação de seus compostos, exaltando o uso medicinal deste metal e seus sais.

Apesar da pouca informação que temos sobre a pessoa que foi Basile Valentin, é certo que fez descobertas notáveis para a humanidade e serviu como inspiração para muitos alquimistas. Ainda hoje, é conhecido não somente por suas descobertas químicas, mas também por praticantes e estudiosos da arte da alquimia que seguem os ensinamentos deixados em seus tratados.

_

Diferentemente de outros sistemas florais que se baseiam na metodologia e filosofia dos florais de Bach, criados pelo Inglês Edward Bach, o Sistema Floral Joel Aleixo utiliza os preceitos da Alquimia em todo o processo de criação dos florais, desde o plantio até o trabalho em laboratório.